Conhecimento Fiscal e Tecnologia
WMX - ConsultoriaWMX - ConsultoriaWMX - Consultoria
(21) 2051-9661
contato@wmxconsultoria.com.br
Sala 803 - Torre 1000 - N. A. Offices
WMX - ConsultoriaWMX - ConsultoriaWMX - Consultoria

Importância da robotização na área fiscal e tributária

O Departamento fiscal de uma empresa dependem de diversas rotinas manuais. Com o avanço da tecnologia e da transformação digital percebe-se que vários desses processos podem ser robotizados diminuindo risco e ganhando em agilidade, confiabilidade e segurança.

A partir da tecnologia de automação empresarial, surgiu a robotização com o intuito de transformar as rotinas no setor fiscal e contábil das empresas, já que o trabalho dos robôs possibilitam agilizar, padronizar os resultados e aumentar o compliance da sua área, além de economia de tempo, pois o robô, pode, por exemplo, gerar o valor dos impostos, as guias para o pagamento e até enviar as remessas de pagamento para o banco.

A WMX Consultoria possui o serviço de Automação de Processos de Robotização (RPA), que é uma solução tecnológica em que robôs desempenham tarefas repetitivas por meio da interação com interfaces com seu ERP. Isto posto, reduz a necessidade de intervenção humana.

E quais atividades do setor fiscal podem ser automatizadas?
O departamento fiscal de uma empresa é responsável por diversas tarefas referentes aos tributos e também às obrigações fiscais, as principais atividades são: a escrituração de notas fiscais, emissão das notas fiscais de saída, apuração de impostos, taxas e contribuições.

Além disso, o setor é responsável também pelos seguintes afazeres:

  • Geração de guias para o recolhimento de impostos estaduais, municipais e  federais;
  • Elaboração das informações e transmissão do SPED;
  • Prestação de atendimento a auditoria externa visando desenvolver e elevar o conhecimento da empresa, entre outras responsabilidades.
  • Controle de custos por departamento;
  • Realização da Escrituração Fiscal Digital (EFD); entre outras.

Se quiser saber mais, entre em contato!