Conhecimento Fiscal e Tecnologia
WMX - ConsultoriaWMX - ConsultoriaWMX - Consultoria
(21) 2051-9661
contato@wmxconsultoria.com.br
Sala 803 - Torre 1000 - N. A. Offices
WMX - ConsultoriaWMX - ConsultoriaWMX - Consultoria

Conciliação fiscal e contábil: quais os desafios, multas e automação

A conciliação de impostos das áreas fiscal e contábil existe para garantir que as operações fiscais da empresa foram corretamente escrituradas pela contabilidade.

Essa conciliação de impostos pode ser feita por meio manual ou automação. Considerando que diariamente uma empresa recebe e emite notas, dá para imaginar os desafios dessa tarefa.

Se a conciliação for manual, através de planilhas que precisam ser alimentadas por um ou mais profissionais, essa demanda além de aumentar o custo com mão de obra, aumenta também o risco de possíveis erros.

Outro problema da conciliação manual é que ela NÃO oferece atualização em tempo real, e isso dificulta o trabalho do gestor, pois há um deficit no time de atualização dos documentos, e isso se torna ainda mais custoso sobre vários aspectos.

Multas e outros prejuízos ocasionados pela conciliação manual

Impostos e tributos fazem parte do dia a dia independente da categoria de negócio. A definição dos valores referente a essas obrigações dependem do lançamento correto de documentos gerados diariamente.

Sendo assim, reiteramos os riscos da conciliação fiscal e contábil ser  realizada manualmente, pois está passiva de erros. E basta apenas um equívoco ou um momento de distração para desencadear uma série de ocorrências. Vamos listar algumas delas:

  1. Entrega de declarações com apuração equivocada;
  2. Pagamento equivocado. E caso esse valor seja pago acima do devido, é preciso pedir compensação e aguardar a devolução.
  3. Recolhimento a menos, será preciso pagar a diferença e, dependendo do caso, poderá haver o acréscimo de multa.

Benefícios da conciliação de impostos automatizada

Através da automação da conciliação de impostos, através de soluções especializadas e modernas, oferece facilidades como agilidade, eficiência, praticidade e segurança.

A WMX Consultoria é uma empresa especializada em soluções para os setores Fiscal e Contábil, temos uma solução para automatização da conciliação de impostos (Fiscal X Contábil).

Se quiser saber mais e conhecer todos os benefícios para automatizar a conciliação de impostos de sua empresa. Fale agora mesmo com nossos especialistas e agende uma demonstração.